Brasil & Mundo

Vídeo mostra o momento exato da tragédia em Brumadinho

Imagens mostram o momento exato do rompimento (Vídeo via Plantão Enfoco)

Novas imagens divulgadas na tarde desta sexta-feira (1º) mostram o momento do rompimento da barragem da Vale, no município de Brumadinho, em Minas Gerais. Nas imagens é possível ver o momento exato em que a onda de lama devasta propriedades e encobre veículos e pessoas, que tentam fugir desesperadamente. A tragédia já conta com 110 mortos e 238 desaparecidos, de acordo com o último balanço, todos têm um parente ou amigo entre as vítimas.

Brumadinho se tornou referência na região por causa da empresa Vale e da proximidade com o Museu do Inhotim, mas desde o desastre há uma semana, quando a barragem da Mina Córrego do Feijão se rompeu, a cidade vive em clima de luto e tristeza. As pessoas caminham sem sorrir nem conversar em voz alta, há enterros todos os dias, parte do comércio fechou as portas e até bares e restaurantes se impuseram luto.

Com pouco mais de 36 mil moradores, Brumadinho é a típica cidade do interior de Minas Gerais: praça onde todos se reúnem, bares com música ao vivo e a igreja, ponto de encontro da maioria.

A esperança que dominou as pessoas, nos primeiros dias de resgate, cedeu lugar à angústia e ao desânimo. É comum encontrar pessoas que afirmam que querem apenas dar um sepultamento digno para uma vítima ainda desaparecida. No desespero, há quem se aventure pela lama e na mata em busca do parente ou amigo desaparecido, o que é condenado pela Defesa Civil e pelos bombeiros.

< MP de olho na tarifa de ônibus em Niterói Criminoso é morto tentando assaltar no Fonseca <